quarta-feira, 28 de maio de 2014

Leitura Crítica da Mídia: TED Ideas worth spreading (ideias que valem a pena ser difundidas)

TED is a nonprofit devoted to spreading ideas, usually in the form of short, powerful talks (18 minutes or less). TED began in 1984 as a conference where Technology, Entertainment and Design converged, and today covers almost all topics — from science to business to global issues — in more than 100 languages. Meanwhile, independently run TEDx events help share ideas in communities around the world.

O TED é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo difundir ideias, em conversas de não mais que 18 minutos de duração. Começou em 1984, como uma conferência sobre Tecnologia, Entretenimento e Design (daí o título TED) e hoje aborda quase todos os tópicos, de ciência a negócios, incluindo temas globais, em mais de 100 línguas. Ao mesmo tempo, outros eventos TED ajudam a compartilhar ideias em comunidades de todo o mundo.

Em geral, os vídeos permitem que se coloque legendas (bastando acionar um mecanismo presente no Youtube).

Um exemplo recente: Mellody Hobson, presidente de uma empresa de investimentos norte-americana, fala sobre racismo e a importância de se discutir o tema, sem disfarces ou constrangimentos.