sábado, 20 de julho de 2013

Leitura Crítica da Mídia: MEIO AMBIENTE - ECOAGÊNCIA


A EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais foi criada por voluntários do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, em 2003, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, quando os ecojornalistas perceberam que as pautas de meio ambiente recebiam pouca atenção da imprensa.

O NEJ/RS, pioneiro no país, foi fundado em Porto Alegre em 22 de junho de 1990.  A partir de sua experiência, surgiram outros núcleos no Brasil. Por iniciativa do NEJ/RJ foram criadas a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental em 1998, e a Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e do Caribe em 2000. 

Além da Ecoagência, o NEJ/RS mantém o programa de rádio Sintonia da Terra, na Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 10h05min e é disponibilizado para download no site da Ecoagência, podendo ser reproduzido gratuitamente. Mensalmente, às terças-feiras, o NEJ/RS promove o evento "Terças Ecológicas" que reúne especialistas para debates abertos ao público. 


Site da Ecoagência: http://www.ecoagencia.com.br/